Proposta Pedagógica

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 

APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Colégio Divina Providência é uma Instituição Católica pertencente à Pequena Obra da Divina Providência com 91 anos de história. Fundamenta suas diretrizes e filosofia em uma pedagogia contextualizada, com um compromisso com a formação integral.

MISSÃO: Promover ações educacionais visando desenvolver pessoas com competências para ser, aprender, conviver e fazer, exercendo a cidadania de forma ética, crítica e transformadora, a partir de princípios cristãos.

VISÃO: Ser uma instituição reconhecida como referência, pelo compromisso com uma educação ética, dialógica e instrumental, na formação de pessoas competentes, capazes de promover mudanças positivas no meio em que atuam.

VALORES:

Ética – princípio norteador das relações humanas.

Visão sistêmica – capacidade de identificar as ligações entre áreas, segmentos e unidades, atuando de modo globalizado para a realização da missão e visão institucional.

Diálogo e flexibilidade –  atitude dialógica nas relações buscando o consenso na tomada de decisões e o trabalho em equipe.

Competência – busca permanente do conhecimento, utilizando-o de modo proativo na solução de situações desafiadoras, de modo eficiente e eficaz.

Sustentabilidade – compromisso com a vida, com o uso e manutenção dos recursos institucionais, ambientais, econômicos e sociais, de forma responsável.

Respeito – busca de melhoria constante no atendimento à comunidade institucional, demonstrando respeito e consideração  às pessoas.

PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O trabalho desenvolvido no Colégio Divina Providência é fundamentado em quatro pilares, igualmente importantes:

Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para futura atuação profissional.  A rápida evolução por que passam as profissões exigem que o educando esteja apto a enfrentar novas situações e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual, nas trocas e nos valores necessários ao trabalho coletivo.

Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado, pois é importante aprender a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns.

Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das dimensões e potencialidades de cada educando.

Desta forma a prática dialógica e acolhedora permeia a realidade educacional do Colégio Divina Providência, contribuindo assim para a formação integral, para que possam atender as demandas de uma um mundo em constante transformação.

Facebook

Endereço

Rua Lopes Quintas, 274
Jardim Botânico
Rio de Janeiro - RJ

Telefone:

(21) 2294-5648